O projeto e os artistas

Eles se apresentam nas mais diferentes áreas. Mágicos, desportistas, mímicos, músicos, entre outros fazem da rua o seu palco, alegrando os transeuntes com bom humor. E claro, ao final da apresentação passam o “chapéu” para receber da platéia a sua contribuição e assim viver honestamente.

O projeto Artista de Rua.com surgiu como oportunidade para esses artistas se unirem, terem ao seu alcance um canal de troca de experiências, além de contato direto de suas atividades. A página na internet apresenta os artistas, com apoio de vídeos, fotos e entrevistas e por isso facilita aos veículos de comunicação em contactarem cada um. A iniciativa começou em 2007 e já reúne alguns artistas cadastrados, com abertura para debates e espaço para novos integrantes.

A iniciativa é pioneira e rompe o espaço-distância para as manifestações populares e a arte do entretenimento. Dentro do www.artistaderua.com, cada artista tem seu próprio espaço no site para divulgação de sua história e trabalho.

A empresa de hospedagem de sites Hostnet foi quem idealizou o projeto, com a justificativa de procurar e registrar a memória, mensagem e comunicação da cultura urbana brasileira. Fazer o registro das manifestações espontâneas de arte popular, e mostrar um povo criativo, e comunicativo acima de tudo. Valorizando estes artistas de rua.

A causa foi abraçada pelos idealizadores por dois motivos: a dificuldade dos artistas de viverem exclusivamente do trabalho nas ruas sem nenhum apoio e a constante desvalorização da arte fora do teatro. Começamos pelo Centro da Cidade carioca na Rua Uruguaiana, pois sabemos que no começo de todo mês  esse é o local escolhido por estes artistas. A pesquisa de artistas começou pelas ruas do Rio de Janeiro, pois é aonde a equipe vive e aproveita para coletar informações da localização destes artistas.

Com o passar do projeto é esperado o aumento dos contatos e de informações necessárias sobre outras cidades e locais escolhidos por estes personagens da cultura urbana.

O resultado

A nossa justificativa é de procurar e registrar o Artista de Rua e com isso tratar da memória, mensagem e comunicação da cultura urbana brasileira. Fazer o registro das manifestações espontâneas de arte popular nas ruas do País.

Geralmente os artistas não têm dia fixo nem horário de ‘expediente’ e, em dias de chuva eles não costumam trabalhar por questões práticas. Tendo isso em vista, basta andar nas ruas e se surpreender com uma apresentação de prender a atenção ao ar livre. O ingresso a esse espetáculo é um sorriso e uma salva de palmas.